quinta-feira, 8 de julho de 2010

Dia Mundial do Rock

Dia 13 de julho, dia internacional do Rock será comemorado no Max Shopping, uma promoção da Lanchonete Rockabilly e da TNT Rockstore. Além das bandas, as cervejas da Rockabilly estarão com preços especiais.

Bill Haley & His Comets

Bill Haley passou por diversos estilos musicais como country, jazz, blues, polka e música tirolesa. Após o final da segunda guerra mundial (da qual não participou por ter um dos olhos de vidro) Bill Haley participava de bem-sucedidas bandas de swing. Mas sua grande contribuição foi ter participado da criação do rock and roll.

Mais do que qualquer um Bill Haley merece este título de pai do rock, pois foi ele o responsável pela definição do rítmo, criado a partir de escalas de jazz. A idéia de Haley era criar uma batida dançante e contagiante. Em 1953 gravou "Crazy Man, Crazy", primeiro disco a aparecer nas paradas com a descrição "rock and roll". O sucesso veio em 1954 com "Shake Rattle and Roll", primeiro grande hit da história do rock, um antigo clássico da música negra, com sua letra amenizada e ritmo acelerado, como era comum na época.

No final de 1954 e início de 1955 houve o maior de todos os sucessos, "Rock Around The Clock", gravado por Bill Haley com sua banda The Comets. A música foi colocada na trilha sonora do clássico filme "Sementes da Violência" ("Blackboard Jungle") que mostrava conflitos entre alunos e professores de uma escola. O filme era acusado de incentivar a rebeldia juvenil e gerava tumultos nas salas onde era exibido. Seguiram-se vários outros sucessos como "See You Latter Aligator", "ABC Boogie" e "Razzle Dazzle", todos de temática inocente e dançante.

Menos de 3 anos, com o despontar de astros mais jovens, mais rebeldes e de mais fácil identificação com a juventude, como Chuck Berry, Little Richard, Elvis Presley, entre outros, Bill Haley passou a ser visto como um ente deslocado, um velho tocando música de jovens, e teve de mudar os rumos de sua carreira, passando a se apresentar para platéias menores e mais velhas. Continuou durante mais de 20 anos excursionando por todo o mundo com o mesmo visual e as mesmas músicas.
Bill Haley morreu em 1981, aos 55 anos, de ataque cardíaco, após um derrame cerebral, no Texas. Sua banda, The Comets, marcada pelos malabarismos dos irmãos Ruddy Pompili (saxofone) e All Pompili (contrabaixo acústico) continuou se apresentando.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Cupcakes

A dica de cardápio da semana, são os deliciosos Cupcakes da Rockabilly. Não perde tempo, corre pra lanchonete e prove essa delícia.

A Rockabilly fica no Max Shopping, aberta de segunda a segunda, das 9 às 22hrs.


A primeira cantora de Rockabilly

Janis Darlene Martin nasceu no dia 27 de março de 1940, em Richmond, Virginia. Aos dezesseis anos foi descoberta pelo produtor executivo Steve Sholes, o mesmo que apostou na carreira de Elvis Presley.

O seu primeiro LP de singles tinha no lado A a música “Will You, Willyum” e do lado B a música “Drugstore Rock ‘n’ Roll” que era de sua autoria e que logo estourou nas festas de jovens Rockers e nas rádios de todo o país. A cantora foi apelidada de “The Female Elvis” pela gravadora RCA, com o consentimento do próprio rei. Ela faleceu no dia 3 de setembro de 2007 vitíma de um câncer.

Sua discografia é muito rara aqui no Brasil, a maioria do material é importado. A gravadora Alemã Bear Family editou o álbum The Female Elvis: Complete Recordings, 1956-60, contendo as melhores gravações da primeira cantora de Rockabilly.


Penteados Rockabilly para Inverno 2010/2011

Uma das tendências que chamou atenção nos desfiles de inverno 2010 2011 foi buscada no Rockabilly. Os adeptos do gênero tinham seu visual marcado por calças jeans, camisetas, jaquetas de couro e penteados com topetes altos. Alguns dos ícones cinematográficos do estilo foram os atores Marlon Brando e James Dean.

Durante os desfiles das semanas de moda de São Paulo, Rio de Janeiro e Nova York, algumas grifes apresentaram peças e complementos inspirados no Rockabilly. Os desfiles de Paul Smith, em Nova York, Walter Rodrigues, em São Paulo e a beleza criada por Ricardo dos Anjos para o Rio-À-Porter vieram com o clássico topete dos anos 50.

Penteado feito por Ricardo dos Anjos para o desfile Rio-À-Porter

Hoo Ha Rock!

Te liga aí e te prepara, no dia 10, o proximo sábado, tem Hoo Ha Rock na London, em Santa Cruz do Sul. Com Chá das Cinco e Os Efervecentes.

Ingressos antecipados na TNT Rockstore, no Max Shopping.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Elvis Presley - Jailhouse Rock 1957

Bill Haley - Rock Around The Clock (1956)

Conhece o Rockabilly?

O rockabilly surgiu na década de 50, nos Estados Unidos, a partir de uma mistura entre o country-boogie, hillbilly e rhythm & blues. Considerado um subgênero do rock and roll, tem como característica o uso da técnica slap-back em guitarras e contrabaixos. Falar do rockabilly é lembrar de Bill Haley, Carl Perkins, Elvis Presley, nomes que fizeram sucesso com o estilo.


Em 1954, Bill Haley lançou a música “Rock Around The Clock”, o sucesso foi o ponto de partida do rockabilly. Depois disso muitos outros artistas lançaram suas carreiras. A música é referência do gênero, e tocada até hoje, quem não reconhece a letra? “One, two, three o'clock, four o'clock rock, Five, six, seven o'clock, eight o'clock rock. Nine, ten, eleven o'clock, twelve o'clock rock, We're gonna rock around the clock tonight.”


No mesmo ano, surge o mais famoso cantor de rockabilly, um jovem chamado Elvis Presley, com ele o movimento se popularizou. Até hoje ele é chamado de Rei do Rock, músicas como “Love me Tender” e "Jailhouse Rock" estão entre seus grandes sucessos.



O rockabilly teve um desaparecimento precoce, em 1958, a maioria dos músicos saíram do cenário norte-americano. Nos anos 80 houve um breve reaparecimento, onde as bandas mesclaram o estilo com o punk. Formando um novo subgênero, o psychobilly.



Atualmente as bandas que continuam com este estilo usam de componentes teatrais, que representam os anos 50, para incrementar as suas apresentações. Penteado, roupas retrô e vintage, além do slap do contrabaixo e finger-pickin na guitarra. Tudo isso acompanhado por fãs, que são chamados de Rockers e Pin-up’s.